FÉRIAS EM ON E OFF

Julho 11, 2017
Tina Duarte

 

Longe vão os anos em que os meses de Verão e, especialmente, o mês de agosto, eram assaltados por uma modorra generalizada, um certo torpor que se considerava justificado. Um pouco como se o ano nos concedesse ali um hiato nos nossos afazeres e nos libertasse para uns dias de praia, ou no campo ou, simplesmente, para se ficar em casa a viver sem horários. Era assim natural que a quase totalidade das empresas não trabalhasse, os serviços públicos estivessem reduzidos a meros serviços mínimos e perdurasse a ideia de que durante aqueles meses toda a comunidade empresarial não estivesse a trabalhar a 100%.

Essa ideia está longe de ser o cenário atual das empresas e ainda mais de corresponder à vida dos trabalhadores por conta própria. Atualmente, a possibilidade de gerir (quase) tudo online e o facto de se valorizar bastante mais o gozo de férias repartidas faz com que a gestão da empresa e toda a parte da comunicação com clientes precise de ser planificada ainda com mais método e rigor para que nada falhe.

Centremo-nos no caso de trabalhadores por conta própria, que representam, eles próprios, toda a estrutura de uma microunidade empresarial, e na articulação necessária para responder da melhor forma a clientes durante o tempo de férias.

Antes de mais, é necessário responder a uma pergunta: Qual é o grau de envolvimento que é possível ter com a caixa de email e com o mundo digital?

  • Quer desligar totalmente, ficar em modo detox de tecnologias? Se sim, deverá avisar com antecedência todos os clientes habituais de que não estará disponível e poderá, por exemplo, redirecionar todo o trabalho para um colega que o possa substituir durante o tempo em que estiver ausente. Deverá deixar uma resposta automática configurada na sua caixa de email a indicar que não está disponível e uma data de regresso ao trabalho.
  • Pode dedicar uma ou duas horas por dia para verificar a caixa de email e resolver todos os pendentes? No caso de esta opção ser aceitável, poderá reservar uma hora de manhã e outra ao final da tarde e, por exemplo, ir agendando o trabalho que chega para a semana em que regressa ao trabalho ou reencaminhar eventuais trabalhos mais urgentes a colegas. Nesta situação, pode deixar uma resposta automática no seu email a indicar disponibilidade reduzida.

Não obstante a solução que resolva adotar, o essencial é nunca deixar o cliente sem resposta ou sem uma alternativa válida. Faça com que o cliente note que as necessidades dele foram tidas em consideração, que preparou toda uma estrutura para o atender, que lhe dedicou atenção e que valoriza a relação construída ao longo dos tempos.

Agora vá e boas férias.

Latest posts by Tina Duarte (see all)