CONHECE O SEU CLIENTE?

Abril 9, 2017
Tina Duarte

A alma do negócio

A realidade é esta: há detalhes transversais em todos os negócios, independentemente do ramo, dos valores envolvidos, do local onde se desenvolve a transação, ou de quem gere a empresa. Depois há os outros, os que não são transversais, mas sim específicos. E, por fim, há a ideia de que, para tudo resultar, é necessário haver sempre um ‘segredo’, repetindo-se a tal máxima, algo vaga, de que o ‘segredo é a alma do negócio’. Muitas vezes, centramo-nos demasiado no tal ‘segredo’, em detrimento da força motriz que impulsiona toda esta engrenagem: o cliente.

Pode haver segredo na alma do negócio, mas não haveria negócio sem cliente e, por isso, é fundamental investir tempo e dedicação num estudo que conduza a um melhor conhecimento do cliente. É o cliente que compra, que faz a publicidade positiva ou negativa em função do nível de satisfação e que gera um movimento necessário ao funcionamento da empresa. Portanto, para além de um estudo prévio sobre os produtos ou serviços que comercializa em que são analisados todos os aspetos do produto, os canais de distribuição e situações ligadas ao marketing, não há como descurar esta face deste processo.

Partilho consigo algumas questões sobre as quais poderá refletir e avaliar se realmente conhece o elemento essencial ao seu negócio:

  • Consegue definir com precisão o seu público-alvo? Sabe onde mora, qual a sua faixa etária? Onde trabalha ou quais as habilitações académicas médias do seu cliente? Toda esta informação será imprescindível para uma comunicação mais adequada, por exemplo.
  • Conhece as preferências do seu cliente? Investiu num estudo de mercado sério para tentar conhecer o feedback do cliente ao seu produto? A forma como reage pode dar-lhe indicações sobre o seu público-alvo.
  • Sabe qual é a forma como gostará de ser abordado? Considerou, a nível geral, qual o melhor canal de comunicação a utilizar para chegar ao cliente? Não basta ter a resposta certa para o problema do cliente, há que ter em consideração a forma como é apresentada a mensagem.

 

São questões básicas que remetem para um novo paradigma no mundo empresarial e que, por certo, nos farão reformular ideias sobre os pontos importantes a considerar para o sucesso nos negócios. Talvez, entretanto, se passe a aceitar que, afinal, o cliente é que é a alma do negócio.

 

Latest posts by Tina Duarte (see all)