4 RAZÕES PARA NÃO DESCURAR O MARKETING DA SUA EMPRESA

Abril 8, 2018
Tina Duarte


Não obstante o conceito de marketing ser amplamente conhecido e divulgado nos dias que correm, esta área ainda continua a ser, principalmente a nível de micro e pequenas empresas, pouco ou não devidamente explorada. Hoje pretendemos dirigir-nos especialmente a essas empresas, peças indispensáveis na roda motriz da economia do nosso país.

Sempre que uma micro ou pequena empresa abre a sua atividade, trata de informar e divulgar a mesma nos meios que tem ao seu alcance: media local, redes sociais e até mesmo de serviços de publicidade através do tradicional correio. Em fase de arranque, apela-se então aos potenciais clientes que visitem o espaço, comprem produtos, utilizem os serviços destas novas empresas. Passada esta fase, todas as ações de publicidade e/ou marketing passam para segundo plano e só são relembradas quando, ou se, os resultados obtidos não são os que se estavam à espera.

O marketing, poderoso aliado da empresa para promover a visibilidade de uma marca, alavancar o crescimento, fidelizar clientes e atingir os objetivos, é necessário como presença diária em conjunto com todos os outros departamentos da empresa. Assim, é fundamental que o trabalho na área do marketing se desenvolva sistematicamente, sem complacências. É primordial que se deixe de olhar este trabalho como um custo mas sim, como um investimento indispensável ao funcionamento sem desníveis de maior. Desta forma:

1 – Reduz as hipóteses do volume de vendas mensal (e consequente faturação) passar por fortes quedas que provocam desequilíbrios de difícil gestão.

2 – Anula, ou reduz consideravelmente, a possibilidade de ter de vender os seus produtos a “qualquer preço” sob pressão, não deixa o desespero decidir por si e ceder a propostas ridículas que minam irremediavelmente o percurso que já tinha feito.

3 – Não se registam falhas na relação com o cliente que não se sentirá defraudado por ter escolhido o seu produto ou serviço.

4 -Está sempre a par de tendências e novas exigências do cliente atual, tão mais conhecedor e melhor informado em comparação com o de há alguns anos. Há um acompanhamento contínuo, um escutar ativo que servirá de alicerce para o direcionamento do cliente para o seu produto/serviço. 

O ponto fulcral é certamente o relacionamento com o cliente. Hoje é dia, já não é suficiente vender, é necessário conquistar diariamente o cliente, criar uma relação de confiança, reforçar a presença constante e uniforme, traduzir esta ligação numa estratégia de win win. É por tudo isso que o marketing não pode ser considerado como opcional, mas sim um parceiro de todos os dias na vida da empresa, por mais pequena que seja.

Latest posts by Tina Duarte (see all)