EXPLORAR O MUNDO VIRTUAL

Outubro 5, 2020
Maria Joaquina Marques

Hoje em dia, ter e fazer um negócio pode ser mais simples e ao mesmo tempo mais desafiante.

Simples porque temos o mundo mediante o toque de um botão e desafiante porque temos de saber escolher e planear o caminho que queremos seguir. O mundo virtual apresenta-se cheio de oportunidades, mas é preciso saber distinguir o trigo do joio. Da mesma forma que muitos buscam novos clientes, novos parceiros, novos colaboradores ou novos empregadores através, por exemplo, das redes sociais, há outros tantos que tentam enganar, que tentam burlar, que são dissimulados com a ajuda do anonimato permitido por esse mundo virtual. Quem procura novas colaborações e quem procura os serviços de outrem tem de estar atento a esse lado menos positivo da Internet e procurar fazer uma averiguação antes de avançar com um contacto mais aprofundado. Como é que é possível fazer isso? Procurando os dados da empresa, as moradas do prestador de serviços em fóruns e websites especializados em informações sobre potenciais empregadores ou colaboradores. Existem várias formas de averiguar a veracidade dos dados de quem queremos contactar ou de quem nos está a contactar.

Paralelamente a estas confirmações, não devemos deixar de parte nem descurar a nossa imagem virtual, ou seja, é importante estarmos presentes na Internet, seja em redes sociais,  seja com um website, de forma profissional, clara e direta. Quanto mais adequada for a nossa mensagem, mais rapidamente conseguimos alcançar aquele cliente ou aquela empresa que tanto nos interessa. Se quisermos expandir o nosso negócio, devemos deixar nas mãos de profissionais a tradução dos conteúdos, pois o risco de se perder um cliente devido a uma mensagem pouco clara ou repleta de erros ortográficos é muito grande e acabará por não compensar.

Há sempre um risco associado aos negócios e parcerias nesta era digital, mas o potencial também é enorme e poder fazer parte desta globalização pode ser um passo gigante no desenvolvimento de um negócio.