NO PERÍODO PÓS-COVID, COMO RELANÇAR A ATIVIDADE INTERNACIONAL DA SUA EMPRESA?

Novembro 16, 2020
Maria Joaquina Marques

Num ano tão atípico, as decisões que tomamos para os nossos negócios devem ser refletidas, mas também arrojadas. Há toda uma economia para recuperar e o percurso não será fácil, mas aqueles que conseguirem aliar a inovação à coragem e aos desafios poderão ver melhorias e ganhos, pois os mercados abrandaram, mas não pararam. Há quem esteja a lucrar por ter pensado diferente e por ter arranjado soluções à medida dos tempos pandémicos. Saber antecipar e aproveitar as oportunidades atuais para atrair novos clientes e consolidar negócios que ficaram parados ou que ainda estavam a arrancar é fundamental para levar uma empresa a bom porto.

Assistimos ao aparecimento de várias ferramentas digitais e, com elas, uma comunicação (quase) exclusivamente online. A grande vantagem do mercado da tradução é que está mais do que preparado para este momento e o recurso ao mesmo não deve ser visto como um gasto superficial, mas como a rota principal para se atingir os objetivos supracitados. Um exemplo de uma forma de relançar a atividade internacional é recorrer à tradução audiovisual e legendagem, como a legendagem para surdos, para nos relacionarmos com aqueles clientes que antes não teriam sido visados e mostrarmos um lado inclusivo dos projetos e das empresas. Adaptando o conteúdo às diversas plataformas digitais e mantendo o rigor e a qualidade de uma marca com uma tradução profissional, permitimos que um produto, ou um serviço seja visto por muito mais pessoas e assim conseguimos atingir um público-alvo mais alargado. Além deste exemplo, a empresa também pode relançar a sua atividade estabelecendo os contactos perdidos com os seus parceiros através de reuniões e networking virtual, que podem ter o apoio de intérpretes qualificados, tendo a vantagem de poderem ser gravados e partilhados as vezes que forem necessárias para quem não puder estar presente. Esta nova forma de encarar o mundo laboral é a chave para que se possa relançar uma atividade e se possa começar a obter a confiança dos parceiros, dos clientes e dos consumidores.

Saber passar a essência do que fazemos de uma forma eficaz e bem direcionada, quer através da tradução, da legendagem dos conteúdos para várias plataformas, de reuniões interpretadas online, ou da realização de encontros virtuais de networking;  saber utilizar as ferramentas digitais a nosso favor, investir no que dará frutos e não no que é mais seguro, poderá ser o ponto de viragem de qualquer negócio.

Vejamos o período pós-Covid como uma oportunidade de ouro, sabendo que o risco está presente em qualquer decisão, mas que, se não ousarmos, não seremos bem-sucedidos.