REINVENTAR UM NEGÓCIO

Dezembro 16, 2020
Maria Joaquina Marques

Será que a pandemia nos leva a reinventar um negócio? Tudo aponta para isso.

A obrigatoriedade ao confinamento fez com que muitos empresários e muitos trabalhadores enfrentassem novos desafios. Apesar de o teletrabalho ser uma opção, muitos foram aqueles que se viram obrigados a dar um salto tecnológico sem precedentes, não só nos equipamentos que utilizavam, como também na aprendizagem de novos softwares e aplicações apropriados para reuniões, conferências ou partilha de documentos.

Outro desafio é a realização do trabalho em casa, junto das famílias, que requer uma organização completamente diferente. O dia pode parecer longo, mas se todos não fizerem um esforço de adaptação, esse trabalho não se realizará da melhor forma. É preciso tentar implementar rotinas e horários de trabalho para que todas as necessidades sejam colmatadas.

Empresários e trabalhadores vivem um momento em que, mais do que nunca, se devem apoiar e compreender mutuamente para que os seus postos de trabalho e os seus negócios se mantenham. Descobrir novas formas de fazer chegar produtos ou serviços aos clientes é fundamental, seja através dos serviços postais, das entregas ao domicílio, do takeaway, de novas ferramentas digitais ou de plataformas online. A era digital, as novas tecnologias, as aplicações inovadoras estão ao nosso alcance e quer empresários, quer trabalhadores podem e devem continuar nesta viagem digital para se reinventarem e não deixarem que o seu trabalho seja eliminado por esta crise.

O confinamento permite-nos descobrir, pesquisar, experimentar e testar novas ideias e soluções, pelo que temos de ter esperança de que o futuro será melhor e trará novas formas de trabalho, novos empreendedores e novos negócios.

#fiquememcasa #stayathome