ADEUS 2020 E BEM-VINDO 2021

Dezembro 31, 2020
Maria Joaquina Marques

Num ano considerado por muitos o pior ano de sempre, vimos as nossas vidas completamente transformadas, não só a nível pessoal, mas também a nível profissional. Tivemos de nos adaptar a uma nova realidade, criámos novas rotinas, elaborámos novos planos de negócio, usámos novas ferramentas e, agora, precisamos de avaliar e definir como podemos tornar 2021 um ano mais promissor e com mais conquistas.

Sem dúvida que, a nível laboral, o teletrabalho foi a grande novidade para a maioria das pessoas. As rotinas passaram de sair de casa e ir para um escritório compartilhado com colegas a ficar em casa e trabalhar remotamente. A gestão da vida profissional com a vida pessoal, a aprendizagem de novas ferramentas online e a organização do trabalho num ambiente completamente digital deram novas valências aos trabalhadores e possibilitaram a descoberta de novas tecnologias por parte dos empresários. Podemos dizer que este cenário tem mais vantagens do que desvantagens, pois os custos fixos das empresas acabaram por baixar naturalmente, cada trabalhador pôde fazer o seu próprio horário, as viagens de e para o trabalho deixaram de ser um problema e os riscos para a saúde também diminuíram. Ainda que esta tenha sido uma nova realidade para muitos, não o foi para a comunidade de tradutores e intérpretes, que estão habituados a trabalhar nessas condições, ou seja, estes profissionais estão perfeitamente adaptados ao teletrabalho e já adquiriram experiência e conhecimentos suficientes para prestar um serviço de qualidade. Já não precisam de aprender a trabalhar com ferramentas digitais ou a descobrir como fazer reuniões online, uma vez que já o fizeram antes e, consequentemente, poupam esse tempo em favor dos clientes.

São precisamente os clientes, fornecedores e prestadores de serviços capazes de evoluir com esta pandemia que melhor aguentarão os próximos anos, que ainda continuam incertos. É preciso pensar mais além, reunir uma boa equipa e apostar em profissionais para se atingir os objetivos. O que nos espera em 2021 será desafiante. Mas a economia precisa que não desistamos e que consigamos avançar com novos projetos, que estabeleçamos novas parcerias e que corramos os riscos calculados que nos permitirão subir mais um degrau no nosso mercado. A entreajuda é importante nesta fase mais complicada e confiar nos melhores profissionais fará com que tenhamos a certeza de que alcançaremos os nossos objetivos.

Em segurança, podemos garantir um futuro mais promissor e risonho.