ANO NOVO, DESAFIOS NOVOS

Janeiro 19, 2021
Maria Joaquina Marques

Bem-vindos a 2021! Depois de um 2020 completamente atípico a todos os níveis, estamos mais do que preparados para receber 2021 e fazer dele um ano melhor, mais próspero e mais “normal”.

Ainda que a incerteza paire sob as nossas vidas, um ano novo promete sempre desafios novos, por isso, devemos preparar-nos para eles o máximo que pudermos, fazendo um balanço do ano anterior e projetando as metas que queremos traçar para este novo ano. Podemos estabelecer um calendário com os objetivos a curto e a médio prazo, para que possamos estar sempre ao corrente da situação em que se encontra a nossa empresa.

Com a pandemia e as restrições ainda muito presentes no nosso quotidiano, nada melhor do que planear o nosso negócio para diferentes cenários, a fim de não ficarmos desprevenidos perante situações inesperadas. O desafio será manter a esperança, renovarmo-nos, pensar fora da caixa e, acima de tudo, aproveitar todos os ensinamentos do ano anterior e aplicá-los no nosso dia a dia. Devemos fazer planos, contactos, previsões, não ignorar os nossos parceiros, clientes, fornecedores só porque achamos que não valerá a pena. Há sempre algo que podemos fazer para revitalizar, elevar e avançar com um negócio, seja procurar novos nichos, lançar outros serviços/produtos, avançar para outros mercados.

Tudo isso pode ser alcançado com a ajuda dos tradutores e intérpretes, que estão preparados para ser essa ponte necessária que resultará em novos contratos, e uma ponte tem de ser forte, bem sustentada, para não ruir em plena travessia. Com isto quero dizer que não devemos ver a tradução como algo secundário ou algo que pode ser feito a um preço reduzido. A qualidade, o rigor e o cumprimento do acordado não têm preço. É um investimento para recompensas maiores.

Façamos de 2021 um ano diferente, memorável e bem-sucedido!