DESCONFINAR SEM SAIR DE CASA

Fevereiro 22, 2021
Maria Joaquina Marques

Numa altura em que está tudo fechado e nos pedem que fiquemos em casa, pode tornar-se complicado estabelecermos uma rotina laboral que nos permita contactar quem queremos, quando queremos. No entanto, temos de estar preparados para «desconfinar» sem sair de casa.

E com isto quero dizer preparar a nossa agenda de forma a incluir reuniões, contactos, conferências e networking para que não deixemos o nosso negócio cair em esquecimento. É importante agilizarmos o nosso negócio, as nossas vendas, os nossos serviços, mesmo estando em confinamento. Se pensarmos nas vantagens dos eventos online, conseguimos definir um plano de trabalho para assistir a webinars, workshops e conferências que, de outra forma, talvez nem conseguíssemos assistir e, assim, não só ganhar mais conhecimentos, mas também obter contactos importantes. Atualmente, muitos webinars já são traduzidos e legendados, pelo que o obstáculo da língua já está ultrapassado. Além disso, muitos eventos podem ter interpretação, sendo uma mais-valia para possa haver interação entre todos os participantes.

O mundo digital permite-nos ir a todo o lado sem sair de casa, por isso não há desculpas para não contactarmos um potencial cliente, para não nos reunirmos com um determinado fornecedor ou até para não reunirmos com toda a nossa equipa. Preparando o material com antecedência e enviando o mesmo a um tradutor especializado, conseguimos estar presentes em conferências, por exemplo, de forma profissional e organizada.

Motivarmo-nos e motivar quem trabalha connosco numa altura de pandemia é importante para mantermos o espírito de equipa positivo, para sentir que estamos apoiados e, consequentemente, produzir um trabalho de qualidade. Não perder o contacto entre os elementos das nossas equipas, manter uma boa comunicação diária para que sejam estabelecidas metas e objetivos para o negócio, fazer um acompanhamento dos projetos e fazer reuniões em grupo ou em privado são sempre passos que devemos considerar para que o fluxo de trabalho se mantenha estável e para que as nossas metas de negócio sejam concretizadas.